Mapas rastreiam queimadas no Brasil

88f2deda-a712-489a-bd06-35f8e8bb4a38.jpg
Paramédicos nos céus: futuro do resgate pode incluir mochila a jato
13 de outubro de 2020
twitter.jpg
Quem usa mais as redes sociais: republicanos ou democratas?
15 de outubro de 2020
Mapa-2.jpg

A empresa Imagem Geosistemas disponibilizou gratuitamente online dois mapas que apontam os focos de queimadas no Brasil. Os dados, captados por satélites da Nasa, podem ajudar moradores da região e órgãos governamentais a entenderem quais áreas estão correndo maior perigo com os incêndios recentes.

Há dois tipos de mapas apresentados. O primeiro é um painel que mostra os pontos onde há queimadas, baseado em dados obtidos pelos satélites MODIS e VIIRS. O MODIS detecta atividades termais das últimas 48 horas e, a partir disso, revela possíveis focos, atualizando o mapa a cada 30 minutos. Já o VIIRS identifica o aumento da temperatura ao longo dos últimos sete dias, renovando os dados a cada hora.

Assim, o internauta pode se informar sobre a quantidade de pontos de queimada e a divisão por estados e municípios. O painel pode ser acessado neste link.

O segundo tipo de mapa também indica os focos de calor obtidos por meio do satélite, mas traz ainda informações sobre os limites das unidades de conservação brasileiras, sobretudo no Pantanal, vitimado pelos incêndios. Para acessá-lo, basta clicar neste link.

Confira os produtos da Etiquetaria Paulista!

Acesse:

Os comentários estão encerrados.